Surge em São Paulo um novo conceito em Centro de Excelência voltado ao médico oftalmologista, exclusivamente focado em doenças da Mácula e da Retina.
Por entender que a ciência da Mácula e da Retina vem evoluindo rapidamente, é preciso ter a confiança de que você está oferecendo o MELHOR aos seus pacientes. Por isso, a MÁCULA&RETINA surge no formato de extensão do seu consultório oftalmológico, onde todo o cuidado na individualidade do paciente e de seu médico é tomado para que em conjunto chegue-se à solução diagnóstica e terapêutica dos problemas relacionados à Mácula e à Retina.
Procure-nos e saiba todas as formas como podemos ajudar você e seu paciente.
Seja um médico parceiro da Mácula & Retina. CADASTRE-SE AQUI
Dr. Luiz Henrique Soares Gonçalves de Lima / CRM: 96063
• Doutorado em Ciências (Oftalmologia) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Paulista de Medicina, São Paulo, São Paulo
• Fellowship em Retina na The Vitreous, Retina, Macula Consultants of New York and The LuEsther T. Mertz Retinal Research Center, Manhattan Eye, Ear, and Throat Hospital, Nova York, Nova York, Estados Unidos
• Fellowship em Retina na University of Southern California, Doheny Eye Institute, Los Angeles, California, Estados Unidos
• Prêmio - Senior Award Recipient, American Society of Retina Specialists (ASRS), Estados Unidos, 2015
• Prêmio - Achievement Award Recipient, American Academy of Ophthalmology (AAO), Estados Unidos, 2015
• Prêmio - Honor Award Recipient, American Society of Retina Specialists (ASRS), Estados Unidos, 2013
• Prêmio - David & Juliana Pyott, Associação Pan-America de Oftalmologia (PAAO), Fort Lauderdale, Estados Unidos, 2009
• Prêmio - Mentoring in Ophthalmology Educational Program, Chicago, Estados Unidos, 2008
• Prêmio - Mentoring in Ophthalmology Educational Program, Chicago, Estados Unidos, 2009
• Prêmio - Fellows Case Presentation at the Wilmer Eye Institute of the Johns Hopkins University School of Medicine, Baltimore, Estados Unidos, 2010
• Patente (Inventor) - 180-Degree Cutting Techniques 38530-0048 (DEIT-014PR)
• Revisor da Revista Indexada RETINA
• Revisor da Revista Indexada American Journal of Ophthalmology (AJO)
• Revisor da Revista Indexada Retinal Cases and Brief Reports
• Revisor da Revista Indexada Investigate Ophtalmology & Visual Science ( IOVS )
• Revisor da Revista Indexada Graefe"s Archive for Clinical And Experimental Ophtalmology
• Revisor da Revista Indexada Arquivos Brasileiros de Oftalmologia
• Revisor Científico do Livro Atlas de Retina Lawrence Yannuzzi (Edição em Português)
• Editor do Livro Atlas de Doenças de Mácula
• The Retina Society
• Academia Americana de Oftalmologia (AAO)
• Sociedade Americana de Especialistas em Retina (ASRS)
• Associação para Pesquisa em Visão e Oftalmologia (ARVO)
• Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO)
• Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
• Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV)
Avalia as estruturas externas e internas do globo ocular.
Realizado por meio de um oftalmoscópio indireto que permite a análise de todas as estruturas presentes no fundo do olho, como a retina, o nervo óptico e o vítreo. Por meio do mapeamento de retina é possível o diagnóstico e acompanhamento de doenças sistêmicas que acometem a retina, como o diabetes mellitus e a hipertensão arterial. Este exame também está indicado para o diagnóstico e acompanhamento de doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.
Exame de imagem que avalia as estruturas internas do globo ocular (cristalino, cavidade vítrea, retina) e as estruturas da órbita (músculos, nervo óptico, órbita e gordura orbitária).
Exame de imagem no qual a retina e a coroide são fotografados com o uso de filtros após a injeção intravenosa da fluoresceína. A fluoresceína é um contraste que permite o estudo das diferentes estruturas presentes na retina. A angiofluoresceinografia é útil para o diagnóstico e acompanhamento de doenças como a retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, dentre outras.
É um exame não-invasivo que realiza cortes seccionais das estruturas oculares, produzindo imagens em alta resolução e em 3D. O OCT é fundamental para o diagnóstico e acompanhamento da maioria das doenças da retina.
Exame de imagem no qual as estruturas do fundo do olho como a retina, o nervo óptico e os vasos da retina são fotografados, possibilitando a documentação de suas alterações.
Procedimento cirúrgico de remoção do vítreo (gel transparente que preenche o olho) indicado e realizado por um retinólogo (oftalmologista especializado em retina) nos casos de descolamento de retina, retinopatia diabética, buraco de mácula, membrana epirretiniana, trauma ocular, dentre outras doenças retinianas.
O laser tem ação térmica, coagulando as proteínas dos tecidos. É um procedimento realizado no consultório e as suas indicações mais comuns são a retinopatia diabética e o descolamento de retina.
Os tipos de laser mais usados para o tratamento das doenças da retina são:
• Laser Verde: mais comumento usado para os casos de retinopatia diabética e de descolamento de retina.
• Laser Amarelo: mais comumento usado para os casos de edema de mácula e coroidoretinopatia serosa central.
• Laser Vermelho: mais comumento usado para os casos de glaucoma neovascular e tumores oculares.
Os medicamentos anti-VEGF são responsáveis por inibir o fator de crescimento vascular endotelial, auxiliando no tratamento dos casos de degeneração macular relacionada à idade, oclusão venosa da retina e da retinopatia diabética. Os medicamentos anti-VEGF inibem a progressão das referidas doenças e, em alguns casos, melhoram a acuidade visual do paciente.
Procedimento cirúrgico no qual uma faixa de silicone é suturada na esclera, posicionando-a atrás das roturas que ocasionam descolamento de retina. Em alguns casos, o procedimento pode ser feito em conjunto com uma vitrectomia posterior.
Realizada por meio da injeção intra-venosa da verteporfirina e da aplicação do laser frio. Este tratamento é utilizado nos casos da forma exsudativa da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), coroidopatia polipoidal e coroidoretinopatia central serosa. A substância percorre a corrente sanguínea até se instalar no vaso anormal da coroide. Quando o paciente recebe a aplicação do laser, o vaso da coroide anormal se fecha, poupando os tecidos vizinhos.
Para agendar seu atendimento, ligue para nossa Central de Agendamento: (11) 3214-1164 / (11) 3259-6477 / (11) 3151-3533
Se preferir, preencha o formulário abaixo. Retornaremos seu contato agendando a sua consulta de acordo com as suas preferências.
•Quais os direitos dos pacientes em planos de saúde com reembolso?
Todo paciente pode optar por escolher o profissional que o acompanhará, mesmo em casos em que o profissional não faça parte da rede credenciada do seu plano de saúde.
Segundo a Agência Nacional de Saúde, os planos de saúde com contratos com direito a reembolso, possuem o dever de informarem seus associados qual a forma de cálculo de reembolso e o valor do mesmo.
Grande parte dos planos de seguradoras de saúde oferecem a possibilidade de reembolso para casos de exames, consultas, dentre outros procedimentos.
•Como solicitar o reembolso e qual procedimento deve ser realizado?
O paciente deve sempre solicitar nota fiscal carimbada com nome e registro no Conselho Regional de Medicina, do profissional que efetuou a prestação de serviço médico. Em seguida, a nota carimbada deve ser entregue ao plano de saúde, para que o mesmo libere o valor calculado de reembolso em um prazo médio de 30 dias.
•Quais as vantagens da utilização deste serviço?
O uso de planos de saúde com direito ao reembolso permite que o paciente tenha liberdade na escolha do profissional que o acompanhará, mesmo que este não faça parte da rede credenciada do plano.
Estar informado sobre as doenças que podem provocar alterações na mácula e na retina, sobre os fatores que podem contribuir para o seu surgimento, sobre os meios de diagnóstico e opções de tratamento é fundamental não apenas para melhorar a qualidade da visão, mas principalmente para saber como evitar o aparecimento de doenças. Por isso, você encontrará nesta seção informações sobre as principais doenças da mácula e da retina. Mas não se esqueça: sempre que achar necessário, procure o seu oftalmologista. Ele é o profissional indicado para esclarecer todas as dúvidas sobre eventuais alterações na sua visão.
Prevenir é a melhor receita para evitar, diminuir ou estabilizar problemas de visão
O que é retina?
A retina é uma fina membrana localizada no fundo do olho, responsável pela captação da imagem por meio da luz. As imagens captadas pela retina são enviadas ao cérebro por meio do nervo óptico.
Para que a retina exerça as suas funções, ela deve estar totalmente aderida à coroide e à esclera. Além disso, a vascularização e pigmentação da retina preservadas são importantes para o seu funcionamento normal.
As doenças retinianas mais frequentes são o descolamento da retina, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva e as oclusões venosas e arteriais da retina.
Problemas relacionados à mácula e à retina:
Para saber mais informações sobre o Mácula & Retina ou se desejar tornar-se parceiro, entre em contato conosco.